http://www.youtube.com/watch?v=PPYU_Yji18M
Carne Orgânica
http://www.youtube.com/watch?v=PPYU_Yji18M
Escrito por Grupo #1 0 comentários
Moda Orgânica
A indústria capitalista não perdeu tempo e já abriu os olhos nessa direção, já que com um futuro promissor os investimentos nessa área só aumentam. O que se restringia só aos gêneros alimentícios se expandiu e podemos ver nas áreas mais variadas o crescimento dos produtos orgânicos.
O mercado da moda é uma das áreas que vem sendo explorada. Diversas marcas vêm aderindo a essa nova corrente, unindo consciência ecológica e estilo. A Noruega foi uma das pioneiras, com o desenvolvimento de uma feira especializa na área, a FIN Fashion. As frases do diretor-gerente da marca mostram essa preocupação: “Nós queremos levar adiante o nosso negócio e salvar o mundo ao mesmo tempo”.
As roupas da FIN são feitas exclusivamente de algodão certificado, isso implica na não utilização de produtos químicos e pesticidas no processo. O certificado permite que pessoas não ligadas a marca, chequem periodicamente se os processos são seguidos corretamente. Os plantadores de algodão são beneficiados com uma pequena renda e boas condições sociais. Os fundadores da marca viajam a Índia periodicamente, eles chegam se o processo vem seguido à risca. Segundo eles isso garante uma boa remuneração aos operários.
O Brasil também investe neste mercado. A Éden é a primeira marca com 100% de roupas orgânicas. O processo utilizado e mais esclarecimentos sobre a marca podem ser vistos na TV Orgânica.
Para mais fotos, clique aqui.
FONTES:
http://www.organicabrasil.org/
http://www.noruega.org.br/culture/Moda+norueguesa+organica.htm
Escrito por Grupo #1 0 comentários
Orgânicos brasileiros participam de feira no Japão
A “Organics Brasil” tem como objetivo nessa participação, incentivar a divulgação e consumo dos produtos orgânicos nacionais no mercado externo.
Para Ming Lu, o coordenador da empresa diz que a participação brasileira na feira será muito importante, porque a procura por produtos orgânicos no mercado asiático está crescente, pois para ele, o Brasil é conhecido lá fora como um país orgânico por natureza e aparece com destaque nas principais discussões mundiais sobre o assunto.
Fonte:
http://www.administradores.com.br/noticias/organicos_brasileiros_participam_de_feira_no_japao/17103/
Escrito por Grupo #1 0 comentários
Do Brasil para o Mundo
Este mercado cresce gradualmente entre 20 e 30%, mas está em amplo crescimento, pois, o Japão estão se mostrando interessados nos produtos orgânicos nacionais, já que o país por falta de espaço para o cultivo, importa 80% de seus alimentos e 10% já são de produtos orgânicos.
Fonte:
http://www.agrisustentavel.com/san/japao.htm
Escrito por Grupo #1 0 comentários
Produtos orgânicos sofrem com a falta de divulgação
“O governo aconselha a preferência pelos orgânicos, mas parece ignorar que a sua oferta, e principalmente seu preço, faz deles um luxo inacessível à quase a totalidade da população. E o que é pior, infunde terror insinuando que podemos estar consumindo alimentos contendo substâncias danosas à nossa saúde. Assim, faz-nos crer que somos todos negligentes. E ainda dá um tiro no pé, haja vista que é de sua responsabilidade proibir a comercialização e a produção de alimentos nocivos à nossa saúde. A nossa intuição, aguçada pelo conhecimento de como são conduzidas as políticas públicas e a propaganda oficial, leva-nos a crer que não devemos entrar em pânico, mas tão-somente lamentar pelo dinheiro mal empregado em detrimento da utilidade pública.”
Com esse depoimento, pode-se concluir, que de um modo geral, as pessoas têm conhecimento dos benefícios desses produtos, porém com a falta de divulgação, o não barateamento e fracas políticas de incentivo ao seu consumo, o acesso, ao que poderia se tornar um hábito alimentar saudável para muitos, continua para poucos.
Escrito por Grupo #1 0 comentários
Hoje em dia, maior acessibilidade
Para o consumidor, a expansão do mercado de produtos orgânicos é visível. Se antes havia uma imensa dificuldade para se encontrar esses produtos (quase sempre exclusivos de lojas especializadas), hoje em dia os mesmos podem ser facilmente encontrados nas grandes redes de supermercados dividindo proporcionalmente o espaço com os produtos industrializados. Um bom exemplo disso é a rede de supermercados Zona Sul do Rio de Janeiro, pioneira no que tange à venda de alimentos orgânicos. Essa rede também é responsável por uma campanha de incentivo à preservação do meio ambiente que inclui o apoio à utilização de sacolas de papel reciclado e bolsas de lona beneficiada, que podem ser encontradas à venda nas próprias lojas Zona Sul.
É importante também destacar a parceria da rede com o Vale das Palmeiras do ator Marcos Palmeira, que possibilitou uma diversificação maior ainda. Além de alimentos, encontram-se à venda nas lojas Zona Sul lava-louças, limpadores, sacos de lixo biodegradáveis e até mesmo sacos para fezes de animais. Tudo orgânico é lógico.
Fonte:
http://www.todafruta.com.br/todafruta/mostra_conteudo.asp?conteudo=7776
Escrito por Grupo #1 0 comentários
Alimentos orgânicos aumentam as defesas do organismo em até 40%
Inclusive, ficou provado ainda que os alimentos cultivamos da forma tradicional (com agrotóxicos e reagente químicos), não ficam totalmente limpos na lavagem, nem mesmo em hipoclorito, vinagre ou bicarbonato. Alguns agrotóxicos, que podem ser encontrados nos mais comuns alimentos do dia a dia podem causar irritação nas mucosas das paredes intestinais, arritmia cardíaca, distúrbios neurológicos e até mesmo câncer. Apenas para exemplificar, os agrotóxicos estão associados à tumores cerebrais, câncer de mama, tal como à diminuição da fertilidade feminina.
Fonte:
http://mundoorgnico.blogspot.com/2009/05/alimentos-organicos-aumentam-as-defesas.html
Escrito por Grupo #1 0 comentários
Animações
É importante que nos informemos melhor sobre o que comemos e como se deu o processo deste alimento até chegar à nossa mesa. De um modo bastante descontraído, as animações abaixo mostram o dualismo entre as mazelas do modo de produção capitalista no qual estamos inseridos e daquele que segue os conceitos orgânicos de produção. Bom entretenimento!
MEATRIX
(sátira de "Matrix")
STORE WARS
(sátira de "Star Wars")
Escrito por Grupo #1 0 comentários
Um bem geral
Ao comprar produtos orgânicos, você, consumidor está na verdade adquirindo um conjunto de dois produtos: os alimentos em si e um produto ambiental. Este produto ambiental que parece à primeira vista abstrato, pois não é consumido fisicamente por quem o adquire. Todo processo de produção agrícola, obrigatoriamente interfere na natureza. No entanto pode haver em relação a esse fato inexorável, dois tipos de posição: uma primeira mais tradicional e dominante (própria dos agricultores “modernos”), é a considerar que a natureza tem que ser dominada, e para tanto se utiliza qualquer meio disponível para destruir o mato, os insetos, fungos e qualquer outro predador que ameace suas atividades agrícolas.
Dentro de sociedades capitalistas, tudo é considerado válido, desde que esteja dentro dos cânones da racionalidade econômica que “garanta” maiores lucros e menos trabalho. Não há limites naturais e/ou éticos estabelecidos. Partindo destes pensamentos chegou-se através de pesquisas em laboratórios a HIDROPONÍA que é a nutrição de plantas em soluções químicas “perfeitamente” balanceadas, sem solo, sem a luz natural do Sol.Neste tipo de produção de alimentos, não se considera se quer a possibilidade de efeitos colaterais desses avanços tecnológicos.Esse tipo de agricultura e agricultor leva em consideração apenas o presente, sem qualquer consciência dos males que causam ao meio ambiente ou então fazem de conta, que na natureza não ocorrem processos complexos e inter-relacionados.
No caso da agricultura orgânica, considera-se a natureza sua aliada.O agricultor esta sempre aprendendo com ela e respeitando o seu tempo, suas limitações de solo, água, clima, etc. Percebe as inter-relações que existem entre todos os elementos que compõem o meio ambiente.Enfrentando dificuldades, impostas pelos limites naturais e éticos em relação a esse processo de produção, este agricultor, com satisfação e acreditando na proposta, procura produzir economicamente, mas acompanhando e respeitando o ritmo da natureza atuando e procurando encontrar o máximo de equilíbrio com a mesma.No sistema orgânico, a racionalidade econômica não pode ser prioritária, como ocorre por exemplo, no caso da preservação de outras espécies, qualidade da água, recuperação da vida microbiológica do solo e de sua estrutura.
Escrito por Grupo #1 0 comentários